Novas imagens, em cores e alta resolução, são feitas desde domingo (9).
Cobertura de lente foi atingida por poeira após o pouso, no dia 6 de agosto.
Cientistas da agência espacial americana (Nasa) removeram no sábado (8) a tampa da câmera Mahli, localizada na ponta do braço robótico do jipe Curiosity, e as novas imagens captadas desde domingo (9) em Marte mostram mais detalhes da superfície do planeta e do próprio veículo.
Na semana passada, o robô fez um autorretrato que serviu para verificar se a cobertura da lente estava totalmente livre de poeira e detritos, acumulados após a aterrissagem no dia 6 de agosto. Depois desse teste, foi possível usar a Mahli sem a proteção.
A imagem abaixo combina duas fotos tiradas no domingo. Ao fundo, aparece o Monte Sharp, que fica ao sul do equador marciano, próximo à Cratera Gale, e tem 5,5 km de altura.
Rodas esquerdas do Curiosity aparecem na imagem (Foto: Nasa/JPL-Caltech/Malin Space Science Systems) |
Nesta outra imagem, também feita no domingo, aparecem outras câmeras do jipe, chamadas Hazard Avoidance (Prevenção de Risco, em inglês), ou Hazcams.
Câmeras Hazcams são vistas acima pela Mahli (Foto: Nasa/JPL-Caltech/Malin Space Science Systems) |
'Moedinha da sorte' do jipe ainda tem poeira em volta (Foto: NASA/JPL-Caltech/Malin Space Science Systems) |
Este conjunto de três imagens abaixo mostra a superfície de Marte com e sem a tampa da Mahli. As fotos são miniaturas, com cerca de um oitavo da resolução máxima da câmera.
Solo aparece com, sem e com a tampa da lente (Foto: Nasa/JPL-Caltech/Malin Space Science Systems) |
Detalhes da superfície marciana são captados (Foto: Nasa/JPL-Caltech/Malin Space Science Systems) |
Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/09/nasa-remove-tampa-de-camera-do-curiosity-e-marte-e-visto-em-detalhes.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário