domingo, 15 de março de 2015

Robô que pousou em cometa pode 'acordar' a partir desta quinta-feira

Robô, que está em região acidentada do cometa, pode receber luz solar.
Ele permanece desligado desde que ficou sem bateria em 15 de novembro.


Imagem divulgada pela Agência Espacial Europeia mostra o robô Philae na superfície do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko. Montada a partir de duas das seis fotos feitas pelo instrumento Çiva, a imagem mostra o módulo Philae na superfície do cometa (Foto: Reuters/ESA/Rosetta/Philae/ÇIVA)
Imagem divulgada pela Agência Espacial Europeia mostra o robô Philae na superfície do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko (Foto: Reuters/ESA/Rosetta/Philae/ÇIVA)

A sonda europeia Rosetta, a bordo da qual viajava o robô Philae - que pousou em novembro no cometa 67P, onde está atualmente - ficará em alerta durante uma semana a partir desta quinta-feira (12), na esperança de receber um sinal de vida de Philae.
O robô Philae, passageiro durante mais de dez anos da sonda espacial europeia Rosetta, pousou em 12 de novembro no cometa 67P Churyumov-Gerasimenko, a mais de 510 milhões de quilômetros da Terra.
O robô reiniciou duas vezes após sua aterrissagem e caiu em uma localidade com relevo acidentado, que lhe faz sombra. Não recebe, portanto, luz suficiente para recarregar suas baterias solares e voltar a funcionar, e está em modo de "espera" desde 15 de novembro.

 Imagem tirada por câmera na sonda Rosetta mostra cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko: água encontrada no cometa é diferente de água da Terra (Foto: AP Photo/ESA)
Imagem tirada por câmera na sonda Rosetta mostra cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko (Foto: AP Photo/ESA)

Mas, em março, o cometa está mais perto do Sol e recebe mais iluminação: é por isso que a sonda Rosetta vai se mostrar particularmente atenta a qualquer sinal vindo do cometa.
"Nós ligaremos amanhã a recepção da rádio da Rosetta no canal usado pelo Philae. Num período de 8 dias, até 20 de março, nós teremos 11 janelas onde tudo coincidirá particularmente bem: a proximidade do cometa e a situação geométrica", explicou à AFP um porta-voz do Centro Europeu de Operações Espaciais, Daniel Scuka.
"Ninguém tem certeza sobre nada, mas os cientistas acreditam que [o cometa] está suficientemente perto do Sol. O Philae receberá quase duas vezes a quantidade de luz solar que recebe desde que aterrissou em novembro", informou.

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/03/sonda-rosetta-aguarda-sinal-de-robo-philae-partir-desta-quinta-feira.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário