sexta-feira, 6 de março de 2015

Sonda Rosetta envia foto de sua própria sombra sobre cometa

Nave chegou a ponto mais próximo do cometa - apenas 6 km - em 14/2.
Imagem permite distinguir as propriedades da superfície do objeto.


Imagem feita a partir da sonda Rosetta mostra região do cometa Comet 67P/Churyumov-Gerasimenko; mancha escura na parte inferior da imagem é sompra de sonda (Foto:  ESA/Rosetta/MPS for OSIRIS Team MPS/UPD/LAM/IAA/SSO/INTA/UPM/DASP/IDA)
Imagem feita a partir da sonda Rosetta mostra região do cometa Comet 67P/Churyumov-Gerasimenko; mancha escura na parte inferior da imagem é sombra de sonda (Foto: ESA/Rosetta/MPS for OSIRIS Team MPS/UPD/LAM/IAA/SSO/INTA/UPM/DASP/IDA)
A sonda Rosetta enviou uma imagem de sua própria sombra sobre o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, que foi captada por um de seus instrumentos no último dia 14 fevereiro, quando esteve a apenas 6 km de distância do objeto.
A foto, com resolução de 11 cm por pixel, cobre uma superfície de 228 x 228 metros do cometa e foi tirada pelo instrumento Osiris de duas câmeras, incorporado na Rosetta, cuja sombra ocupa aproximadamente uma área de 100 metros quadrados, informou nesta terça-feira (3) o Instituto Max Planck.
A nave esteve mais perto do cometa no dia 14 de fevereiro. O "encontro" ocorreu na região de Imhotep, situada no maior dos dois lóbulos do cometa. Atualmente, a Rosetta está a cerca de 80 km de distância.
A foto mostra os contrastes do terreno do cometa. Algumas partes são de superfícies fraturadas. Em outras, o terreno é liso e coberto de pó. Há áreas com cantos arredondados e tamanhos variáveis.
Durante o voo, a Rosetta não só passou perto do cometa. Por um breve espaço de tempo, o Sol, a nave e o cometa estiveram quase perfeitamente alinhados.
"As imagens tomadas desse ponto de vista têm um grande valor científico", afirmou Holger Sierks, principal investigador da Osiris, missão do Instituto Max Planck para a investigação do Sistema Solar, com sede em Munique, na Alemanha.
Por não haver sombras sobre o cometa além da própria Rosetta, é possível distinguir as propriedades de reflexão da superfície, explicou o pesquisador.
"Esse tipo de imagem é chave para o estudo do tamanho dos grãos do solo", acrescentou Sierks, explicando que na foto a sombra da Rosetta tem uma forma retangular um pouco difusa, com tamanho muito maior ao real.
Na imagem, a sombra mede cerca de 100 metros quadrados, quando na realidade, a nave tem um tamanho de 64 metros quadrados.

 Modelo do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko mostra a posição em que a imagem foi feita  (Foto: ESA/Rosetta/MPS for OSIRIS Team MPS/UPD/LAM/IAA/SSO/INTA/UPM/DASP/IDA)
Modelo do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko
mostra a posição em que a imagem foi feita (Foto:
ESA/Rosetta/MPS for OSIRIS Team MPS/UPD/
LAM/IAA/SSO/INTA/UPM/DASP/IDA)

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/03/sonda-rosetta-envia-foto-de-sua-propria-sombra-sobre-o-cometa-67p.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário