sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Astronautas farão exames para saber por que a coluna 'cresce' no espaço

Ultrassom na ISS vai analisar aumento de até 3 cm na altura da tripulação.
Efeito observado em ambientes de microgravidade acaba na volta à Terra.


Seis astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) vão servir de cobaias em ultrassonografias da coluna vertebral para entender, pela primeira vez, por que as pessoas podem ficar até 3 centímetros "mais altas" após meses morando no espaço.
Esse efeito observado por cientistas em ambientes de microgravidade, porém, é apenas temporário – acaba quando os indivíduos retornam à Terra.
Os exames devem ser feitos a partir deste mês e vão se concentrar nas áreas cervical e lombar da coluna, além dos tecidos em volta. Um membro da tripulação vai escanear os companheiros aos 30, 90 e 150 dias de missão. Todos também terão que ter passado por testes antes de embarcar e os repetirão depois de partir da ISS.

Coluna vertebral (Foto: Istockphoto/S.Kaulitzki/Nasa)
Testes vão focar nas regiões cervical e lombar
da coluna (Foto: Istockphoto/S.Kaulitzki/Nasa)
O objetivo, segundo a Nasa, é analisar em tempo real, por vídeo em streaming, o impacto sobre o organismo dos astronautas. Uma máquina avançada de ultrassom a bordo da ISS vai permitir estudar o impacto da baixa gravidade sobre a saúde e o funcionamento do corpo humano.
Segundo o principal autor da pesquisa, Scoot Dulchavsky, essas avaliações poderão ser refeitas no ano que vem e comparadas com os resultados atuais.

Coluna ISS (Foto: Dulchavsky/Nasa)
Aparelho de ultrassom instalado na ISS revela, em tempo real, estrutura anatômica interna do corpo, à medida que o operador passa o mouse sobre a área a ser analisada  (Foto: Dulchavsky/Nasa)

O aparelho é capaz de observar os ossos, os movimentos dos músculos e até o sangue dentro dos vasos. Segundo a Nasa, esse trabalho poderia ajudar no desenvolvimento de melhores exercícios para os astronautas durante as missões e orientá-los na reabilitação quando voltarem à Terra.
Além disso, entender como a coluna vertebral se comporta no espaço poderá colaborar para as equipes prepararem futuras viagens de longa duração.
Essa nova técnica de ultrassom espinhal também poderia ser usada por médicos aqui na Terra, o que reduziria custos, poderia ser aplicado em áreas remotas e ofereceria aos pacientes uma opção mais segura de imagem, porque não usa radiação.
ISS coluna (Foto: Nasa)
Comandante da Expedição 29 da ISS, Mike Fossum
opera a nova máquina de ultrassom (Foto: Nasa)

Fonte:  http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/01/astronautas-farao-exames-para-saber-por-que-coluna-cresce-no-espaco.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário