Kosmos-1484 deve se desintegrar quase totalmente ao entrar na atmosfera.
Satélite sofreu explosão há 10 anos e nunca chegou a cumprir sua função.
O satélite soviético Kosmos-1484, lançado em 1983 para monitorar os recursos naturais do planeta, deve cair na Terra no dia 29 de janeiro, na próxima semana, afirmaram agências russas de notícias nesta quinta-feira (24).
O mais provável é que o equipamento seja quase totalmente desintegrado ao entrar em contato com a atmosfera terrestre, disseram agências citando fontes espaciais americanas. O satélite de 30 anos, com cerca de seis metros de comprimento, mantém neste momento uma órbita com altura de 356 quilômetros de apogeu.
O equipamento, que nunca chegou a cumprir sua função devido a um problema no sistema de orientação, sofreu uma explosão há dez anos. Após isso, ele perdeu parte de sua estrutura original.
A agência espacial americana (Nasa), junto com a russa (Roscosmos) e a europeia (ESA), avaliam que o lixo espacial pode ameaçar o funcionamento da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), e dizem estar dispostar a cooperar para combatê-lo.
Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/01/satelite-sovietico-de-30-anos-deve-cair-na-terra-na-proxima-semana.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário