O astro orbita a estrela SPH10066540 e seria cerca de quatro vezes maior que a Terra.
O britânico Chris Holmes descobriu o novo planeta ao atender ao pedido do programa para que seus espectadores utilizassem dados coletados pelo telescópio espacial Kepler, da Nasa, com informações relativas a possíveis novos planetas.
"Tinha um interesse vago sobre onde as coisas se situam nos céus, mas não passava muito disso'', disse o astrônomo amador, que nunca teve um telescópio.
Holmes encontrou o astro ao analisar imagens de estrelas no site Planethunters, uma colaboração entre a Universidade de Yale e o projeto científico realizado por amadores Zoouniverse.
CANDIDATO
De acordo com o cientista Chris Lintott, da Universidade de Oxford e um dos organizadores do Planethunters, são necessários mais testes para se certificar plenamente de que a nova descoberta é de fato um planeta. Ele acrescenta, porém, que tudo o leva a crer que sim.
"Se comprovada, esta será a nossa quinta descoberta desde que o projeto teve início e a primeira feita por um britânico'', contou.
O telescópio Kepler, em atividade desde 2009, vem promovendo buscas em uma parte do espaço que muitos acreditam ser similar ao nosso Sistema Solar.
| Telespectador de programa de TV usou dados do telescópio Kepler para encontrar o que seria um novo planeta |
Nenhum comentário:
Postar um comentário