Os EUA anunciaram na terça-feira (17) que vão redigir com a UE (União Europeia) e outros países um Código Internacional de Conduta nas Atividades do Espaço Exterior. O documento pode servir como base para uma futura normativa para a vida fora da Terra.
"Um código de conduta ajudará a manter a sustentabilidade, a segurança e a estabilidade do espaço, ao estabelecer uma orientação para o uso responsável do mesmo", indicou a secretária de Estado americana, Hillary Clinton.
Hillary assegurou que o documento é necessário para proteger o entorno espacial do "grave risco que representam o lixo espacial e os agentes irresponsáveis".
"Os sistemas espaciais permitem o livre movimento das informações através de plataformas que abrem nossos mercados globais, melhoram a previsão meteorológica e a supervisão ambiental e permitem a navegação e o transporte globais", disse a secretária de Estado.
Os EUA não aceitarão, porém, "nenhum código de conduta que de qualquer modo limite suas atividades espaciais relacionadas com a segurança nacional ou sua capacidade de proteger o país e seus aliados", advertiu Hillary.
"No entanto, estamos preparados para trabalharmos juntos a fim de reverter as preocupantes tendências que estão prejudicando nosso entorno espacial, e para preservar os ilimitados benefícios e a promessa do espaço para as futuras gerações", acrescentou.
O código de conduta inscreve-se na Estratégia de Segurança Nacional do Espaço (NSSS, na sigla em inglês) que o Pentágono apresentou no início de 2011 e cujo objetivo é garantir a supervisão das atividades militares e de inteligência, obstruída em algumas ocasiões pelo lixo espacial que interfere nas radiofrequências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário