Mandado por: AloisioTeixeira
Blog:http://elementosdeteixeira.blogspot.com.br/2012/04/o-planeta-de-diamante.html
A revista SCIENCE, na sua edição da semana do mês de agosto de 2011, informou que uma equipe de astrônomos, liderada por Matthew Bailes da Universidade Swinbume de Tecnologia, em Melbourne, Austrália, comunicou que, à aproximadamente anos-luz da Terra, na nossa Via Látea, na Costelação da Serpente, orbitando um Pulsar ( estrela de nêutrons ), foi descoberto um planeta feito de diamante. A sua massa é pouco maior que a de Júpiter, mas com densidade vezes maior. Seu dia: minutos. Raio: , vezes maior que o raio da Terra.
Considerando que nossa aceleração da gravidade seja e que a massa de Júpiter é vezes maior que a massa da Terra, qual o valor aproximado da aceleração da gravidade na superfície do Planeta de Diamante?
A aceleração da gravidade () de um planeta qualquer é calculada pela seguinte fórmula:
Onde () é a massa do planeta e () o raio do mesmo. é a constante de gravitação universal. SI: Sistema Internacional de Unidades.
Portanto, se e são a massa e o raio da Terra, respectivamente, temos
Para o Planeta de Diamante, sua massa é um pouco maior que a massa de Júpiter . Vamos considerar como igual (). Mas, e . Portanto,
Neste planeta, um homem seria muitíssimo pesado. Se este possuir uma massa de , então seu peso no Planeta de Diamante seria . Este peso era como se um homem, na Terra, tivesse uma massa aparente de e, portanto, não conseguiria nem se levantar.
Para fins de comparação, segue abaixo uma relação da aceleração da gravidade, em , na superfície dos corpos celestes do nosso Sistema Solar.
Lua:
Mercúrio:
Vênus:
Terra:
Marte:
Júpiter:
Saturno:
Urano:
Netuno:
Plutão:
Sol:
Planeta de Diamante:
Imagens:
Para saber mais:
Nenhum comentário:
Postar um comentário