sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Cargueiro russo que iria para a ISS se espatifa no chão

Um cargueiro russo lançado na quarta-feira em direção da ISS (Estação Espacial Internacional) se espatifou no chão, sem chegar a entrar em órbita. Mais do que desperdiçar cerca de três toneladas de suprimentos, o fracasso coloca em risco o futuro imediato do complexo orbital.
Desde a aposentadoria dos ônibus espaciais americanos, no mês passado, a única forma de acesso tripulado à ISS são as espaçonaves russas Soyuz. O cargueiro Progress perdido é basicamente o mesmo veículo, só que sem espaço para cosmonautas.
O fracasso ocorreu por uma falha no terceiro estágio do foguete que levaria a nave à órbita. É quase o mesmo foguete que impulsiona as Soyuz (a próxima deve ser lançada no mês que vem).
Com a falha, os russos terão de investigar o problema antes de realizar outro lançamento. Em entrevista coletiva, o gerente do programa da ISS na Nasa, Mike Suffredini, disse que o problema impactará futuros voos.
"O Soyuz-FG [foguete com tripulação] e o Soyuz-U [cargueiro] têm designs similares para o terceiro estágio, então deve haver um impacto no lançamento tripulado de 22 de setembro", disse.
TAMANHO DO PREJUÍZO
O tamanho do impacto só será conhecido com a investigação. Segundo Suffredini, há a possibilidade de estender a permanência da atual tripulação em até 50 dias.
Mas, se a próxima Soyuz demorar mais que isso para subir, metade da atual tripulação terá de descer. Uma evacuação completa, deixando o complexo sem ninguém, o que não acontece desde 2000, é improvável.
Atualmente, há seis pessoas na ISS: três russos, dois americanos e um japonês.
Sabe-se que o início do voo foi normal, com uma bela decolagem no cosmódromo de Baikonur, Cazaquistão.
Mas, cinco minutos depois da partida, uma anomalia levou ao desligamento dos motores. Sem velocidade para entrar em órbita, o veículo se espatifou em solo russo, numa região desabitada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário