A Nasa (agência espacial americana) anunciou o financiamento de 30 novos projetos. Entre eles, a proteção de astronautas da radiação no espaço, a eliminação de dejetos espaciais e a melhoraria da tecnologia espacial.
Cada uma das propostas receberá US$ 100 mil (cerca de R$ 162 mil) de financiamento durante o período de um ano no âmbito do NIAC (Instituto de Conceitos Avançados da Nasa), informou a agência na segunda-feira (8) em um comunicado.
"Estes conceitos inovadores têm o potencial de se tornar a capacidade transformadora que a Nasa precisa para melhorar nossas operações atuais de missões espaciais, semeando os avanços de tecnologia necessários para as desafiadoras missões espaciais no futuro da Nasa", disse o chefe de tecnologia da agência, Bobby Braun.
Outros projetos incluem o uso de tecnologia tridimensional de impressão para criar um posto avançado planetário e uma pesquisa sobre várias formas de combustível para futuras missões de exploração, incluindo a energia solar e a nuclear.
O NIAC operou de 1998 a 2007 como um fórum independente, cita a agência, "para complementar as atividades de conceitos avançados realizadas no âmbito da Nasa".
Os trabalhos do instituto foram suspensos para uma revisão em 2008 e restabelecidos no ano fiscal de 2011, com o objetivo de pesquisar "conceitos avançados visionários" e de longo alcance, como parte da missão da agência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário