domingo, 28 de outubro de 2012

Cápsula espacial Dragon desacopla da ISS e inicia o retorno à Terra

Sonda não tripulada foi enviada em missão de abastecimento no dia 10.
Descida deve terminar ainda neste domingo (28) no Oceano Pacífico.


A cápsula espacial privada Dragon, desenvolvida pela empresa americana SpaceX, desacoplou com sucesso da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) neste domingo (28).
A sonda não tripulada foi enviada em uma missão de abastecimento no dia 10, e agora desce em direção à Terra, onde deve aterrissar no Oceano Pacífico.
A Dragon se desligou do braço robótico da ISS por volta das 11h20 (horário de Brasília) e começou suas manobras de separação progressiva até fazer a reentrada na atmosfera terrestre.
Outros passos incluídos na desacoplagem foi retirar a cápsula de órbita e desprendê-la dos painéis solares e de outros módulos operacionais que descobrem o escudo térmico que protege a nave na volta à Terra.

Dragon (Foto: Nasa/Divulgação)
Imagem da cápsula espacial Dragon tirada na viagem de ida à ISS, no dia 10 (Foto: Nasa/Divulgação)

A 13,7 mil metros de altura, a nave desdobrará seus paraquedas para frear a velocidade pouco antes de pousar no Pacífico, onde um navio de recuperação já a espera.
Após chegar à Terra, a Dragon terá completado a primeira missão de transporte de carga à ISS realizada por um veículo privado, após três semanas desde sua saída da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, na Flórida, ligada ao Centro Espacial Kennedy da agência espacial americana (Nasa).
A missão da Dragon permitiu transportar roupa, alimentos e outras provisões à ISS e retornará à Terra com resultados de experimentos feitos na estação, amostras biológicas e outro tipo de material com um peso total de 900 quilos. Os astronautas agradeceram o envio de sorvete de chocolate com baunilha.
No ano passado, a Nasa pôs fim a 30 anos de missões de suas naves como veículos principais para o transporte de equipamentos e pessoal na construção da ISS, que orbita a Terra a 27 mil km/h e uma distância média de 385 quilômetros.
A próxima missão prevista para a cápsula Dragon será realizada em janeiro do ano que vem. Essa foi a primeira de uma série de 12 viagens que os EUA encomendaram, por US$ 1,5 bilhão (R$ 3 bilhões), a uma empresa privada desde a aposentadoria dos ônibus espaciais, no ano passado.
Fonte:  http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/10/capsula-espacial-dragon-desacopla-da-iss-e-inicia-o-retorno-terra.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário