terça-feira, 23 de outubro de 2012

Coreia do Sul tentará nesta sexta pôr satélite em órbita pela terceira vez

Korea Space Launch Vehicle vai sair do Centro de Naro, na costa sul.
Só três países asiáticos (China, Índia e Japão) conseguiram lançar satélite.


A Coreia do Sul tentará lançar nesta sexta-feira (26) um satélite ao espaço a partir do Centro Espacial Naro, 485 quilômetros ao sul de Seul, em sua terceira tentativa desde 2009, informou na segunda-feira (22) o ministro da Ciência, Lee Ju-Ho.
"Em vista dos preparativos e das condições meteorológicas, confirmamos que o lançamento é possível no dia 26 de outubro", declarou o ministro à imprensa.
O foguete será levado ao ponto de lançamento nesta quarta (24), e um navio da guarda costeira se dirigirá às águas internacionais, perto das Filipinas, para acompanhar a trajetória do Korea Space Launch Vehicle (KSLV).
O foguete KSLV-1 (do inglês Korea Space Launch Vehicle ou 'Veículo de Lançamento Espacial da Coreia') é transportado para a plataforma de lançamento do Centro Espacial Naro, em Goheung, a 485 quilômetros ao sul de Seul. A Coreia do Sul planeja relançar o  (Foto: Korea Aerospace Research Institute via AP)
Imagem de 2010 mostra KSLV-1 antes de ser lançado e explodir (Foto: Korea Aerospace Research Institute)

As duas tentativas de lançamento anteriores fracassaram. Na primeira, em 2009, o veículo chegou a ficar em órbita, mas uma falha impediu o lançamento do satélite. Na segunda, em 2010, o foguete explodiu em pleno voo.
Até o momento, apenas três países asiáticos – China, Índia e Japão – conseguiram colocar um satélite em órbita.

Fonte:  http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/10/coreia-do-sul-tentara-pela-terceira-vez-colocar-satelite-em-orbita-nesta-sexta.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário