Curiosity havia usado 'colher' pela primeira vez em solo de Marte.
O objeto brilhante encontrado no solo de Marte pelo robô Curiosity é provavelmente uma peça plástica do próprio veículo, afirmou a agência espacial americana (Nasa) nesta terça-feira (9).
A avaliação da equipe da Nasa é que o objeto, cujas imagens foram feitas no domingo (7), deve ter vindo do próprio Curiosity e não é material marciano. O robô havia usado pela primeira vez uma "colher" localizada em seu braço mecânico para recolher amostras do solo de Marte, e encontrou o pequeno objeto brilhante.
O recolhimento do objeto ocorreu cerca de dois meses após o Curiosity ter aterrisado no planeta vermelho para uma missão de pelo menos dois anos em busca de condições favoráveis à vida.
Atualmente, o veículo está em um lugar chamado Rocknest, que tem uma dimensão de 2,4 por 4,8 metros. Segundo os cientistas, o objeto é provavelmente um pedaço de plástico inofensivo, mas ele ainda não foi definitivamente identificado.
Imagem feita pelo Curiosity mostra objeto recolhido (Foto: Divulgação/NASA/JPL-Caltech/LANL) |
A agência diz que continuará as investigações sobre o objeto por mais um dia antes de decidir se continua ou não a analisar o material da "colher". As medidas incluem fazer imagens dos arredores com câmeras do Curiosity.
A "colher" do robô tem 4,5 centímetros de largura por 7 centímetros de comprimento. Além de recolher amostras do solo, o instrumento é capaz de peneirá-las para, depois, serem avaliadas no laboratório em seu interior.
Na segunda-feira (8), a Nasa havia decidido interromper as atividades do Curiosity para tirar novas fotos do objeto não identificado e avaliar o seu possível impacto.
No detalhe, o objeto brilhante encontrado pelo Curiosity em Marte (Foto: Divulgação/Nasa/JPL-Caltech/MSSS ) |
Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/10/objeto-recolhido-e-provavel-peca-plastica-do-proprio-curiosity-diz-nasa.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário