sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Novo satélite europeu estudará planetas de outros sistemas

Equipamento de pequeno porte faz parte de programa de 'baixo custo'.
Satelite Cheops vai analisar exoplanetas com maior precisão.


A Agência Espacial Europeia (ESA) decidiu iniciar um programa de pesquisa que tem como objetivo construir um pequeno satélite para estudar planetas de outros sistemas e compreender sua formação, especialmente a dos que têm tamanhos muito superiores ao da Terra.
O satélite de prospecção e caracterização de exoplanetas (que não fazem parte do Sistema Solar), batizado de Cheops, deve ser lançado em 2017, informou a ESA nesta sexta-feira (19).
O alvo do satélite serão estrelas próximas e brilhantes que têm planetas girando em sua órbita, onde pretende buscar sinais que revelem a trajetória desses planetas para que, quando o 'Cheops' estiver diante deles tome medidas precisas, por exemplo, de seu raio.
Nos planetas de que se sabe a massa, será possível calcular sua densidade, o que oferecerá indicações de sua composição. Com todos esses dados, os cientistas esperam avançar na análise de como se formaram os planetas várias vezes maiores que o nosso, que a ESA chama de 'super-Terras', com informações muito mais precisas do que aquelas captadas por telescópios em solo.
A missão Cheops é produto de um acordo entre a ESA e a Suíça.Trata-se da primeira das chamadas 'pequenas missões' que serão caracterizadas por terem custo relativamente baixo e desenvolvimento rápido, para permitir uma maior flexibilidade em resposta às novas ideias que chegam da comunidade científica.
Ilustração mostra como deverá ser o novo satélite europeu Cheops (Foto: ESA/Divulgação)
Ilustração mostra como deverá ser o novo satélite europeu Cheops (Foto: ESA/Divulgação)

Fonte:  http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/10/novo-satelite-europeu-estudara-planetas-de-outros-sistemas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário