Esta é a viagem número 39 e última do Discovery, que ao longo de sua história percorreu mais de 230 milhões de quilômetros, passou em órbita 352 dias e rodeou a Terra 5.628 vezes a uma velocidade de 28 mil km/h.
As escotilhas foram abertas no dia 26 de fevereiro e permaneceram abertas durante sete dias, 23 horas e 55 minutos.
As tripulações do Discovery e da ISS desfrutaram neste domingo de poucas horas livres nas quais compartilharam uma refeição de despedida.
O comandante do Discovery, Steve Lindsey, agradeceu a hospitalidade recebida na ISS.
Por sua parte, o comandante da ISS, Scott Kelly, declarou que foi "uma missão muito bem-sucedida" e afirmou que vão "sentir saudades da tripulação e da nave espacial Discovery".
Pouco antes do fechamento das escotilhas, os controladores da missão da Terra brincaram com ambas tripulações.
Tripulação da Discovery se despede na última missão do ônibus espacial |
A agência espacial tinha previsto que a missão do Discovery voltasse a Terra na segunda-feira dia 7 de março, no entanto, com o novo programa a nave partirá amanhã às 7h (9h de Brasília) da estação e voltará a terra na quarta-feira no dia 9 de março.
A Nasa informou que o dia extra da missão STS-133 é importante para terminar de desembarcar e colocar as mais de cinco toneladas de material que transportou o Discovery ao Módulo Permanente Multiuso à Estação Espacial Internacional.
A aterrissagem está prevista para às 11h58 da costa leste (13h58 de Brasília) no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, Flórida.
Olá, Tainá!
ResponderExcluirQue bom que tudo transcorreu normalmente! Logo mais eles estarão de volta em solo terrestre, e para ter certeza disso, deixaram aquele Robonaut 2 do pé-frio ( ex pé-frio depois que enfiaram-lhe os pés dentro do micro ondas) lá na ISS. RSrsrsrsrsrs! A parte triste da história é a aposentadoria dessa belíssima e utilíssima nave!
Um abraço!!!!!