Os X-37B são aeronaves similares às naves espaciais, embora menores, e são totalmente autônomos.
O lançamento foi feito da estação de Cabo Canaveral, na Flórida. O X-37B 2, de nove metros de altura, foi lançado sobre um foguete Atlas 5 com um dia de atraso sobre o previsto devido às más condições meteorológicas.
A Força Aérea dos EUA não informou mais detalhes sobre a missão do avião robótico que pode passar nove meses no espaço e se limitou a assinalar que servirá para realizar provas sobre novas tecnologias de satélite.
Trata-se do segundo avião não tripulado destas características que os EUA lançam ao espaço.
O primeiro avião do tipo realizou uma expedição de 270 dias, após ser enviado ao espaço em abril de 2010. Todo o material registrado pelo primeiro X-37B foi marcado como "classificado" e nunca divulgado.
Em maio de 2010, o telescópio de um astrônomo amador canadense captou durante alguns segundos o voo do X-37B, Segundo o astrônomo Kevin Fetter a nave ficou em uma órbita de 40 graus, o que a coloca em uma rota que passa sobre Afeganistão, Paquistão, Coreia do Norte e Iraque, entre outros países --no que especialistas dizem ser uma missão de espionagem.
Imagem divulgada pela Força Aérea mostra encapsulamento da X-37B; ela foi lançada neste sábado em missão secreta |
Olá, Tainá!
ResponderExcluirOs americanos aprontam das suas e, depois ainda ficam revoltados com quem revela as suas ações de espionagem e/ou sabotagem, não é? Fazer o que? Quer me convencer que essa nave aí, é para o bem da humanidade? Provem, então, que ela se presta para isso, que não é um micro ônibus maléfico!
Um abraço!!!!!