Neste fim de semana, Terra cruza com cometa e 'varre' seus pedaços.
Fenômeno ocorre todo mês de agosto e é mais visível do Hemisfério Norte.
Uma chuva de meteoros foi observada na madrugada deste domingo (12) na reserva natural El Torcal, localizada na cidade de Antequera, no sul da Espanha.
O fenômeno, chamado de Perseidas – porque fica na constelação de Perseu, no Hemisfério Norte –, pode ser visto sempre em agosto, quando a Terra cruza o cometa Swift-Tuttle e "varre" os pedaços deixados por ele.
Chuva de meteoros foi vista em reserva no sul da Espanha nesta madrugada (Foto: Jon Nazca/Reuters) |
As imagens foram registradas após uma longa exposição fotográfica. Algumas pessoas passaram a noite no parque espanhol.
Curiosos dormiram no parque El Torcal, após a observação do fenômeno no céu (Foto: Jon Nazca/Reuters) |
A Lua atrapalhou um pouco a visualização, pois a Terra está na fase minguante e apenas os meteoros mais brilhantes se tornam evidentes. Além disso, como a constelação de Perseu está muito ao norte, fica mais fácil observá-la da Europa, por exemplo.
A chuva atingiu seu ponto máximo neste domingo, mas ainda na madrugada desta segunda (13) será possível ver alguma coisa.
Na imagem abaixo, um homem e uma mulher oferecem água para uma raposa selvagem, enquanto aguardavam a observação dos meteoros, por meio de um telescópio.
Homem e mulher dão água para uma raposa selvagem no parque espanhol (Foto: Jon Nazca/Reuters) |
Nesta outra foto abaixo, um meteoro corta o céu noturno (à direita) sobre túmulos medievais na cidade de Radmilje, 180 km ao sul de Sarajevo, na Bósnia-Herzegovina, leste europeu.
Meteoros Perseidas também apareceram no leste europeu, ao sul de Sarajevo (Foto: Dado Ruvic/Reuters) |
Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/08/chuva-de-meteoros-e-observada-em-parque-no-sul-da-espanha.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário