Imagens anteriores, sem cores, haviam mostrado o momento do pouso do jipe, quando seus paraquedas estavam abertos. A nova foto foi tratada para ter suas cores exageradas e destacar as diferenças entre as rochas e o ponto onde o jipe desceu, que aparece em azul.
Enquanto isso, o Curiosity terminou uma transição que levou quatro dias e adaptou seus computadores para se movimentar pelo planeta e usar os instrumentos em seu braço robótico.
Enquanto ainda estava no fim de sua viagem até Marte e ainda durante a descida, o jipe usou um software específico para essas tarefas. Agora, essas funções não são mais necessárias.
De acordo com o Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, o primeiro passeio do jipe deve ocorrer dentro de uma semana, de vai incluir trajetórias para frente e para trás e uma virada. O Curiosity tem um motor em cada uma de suas seis rodas. Antes do primeiro uso, os controles do motor serão testados.
Depois, o braço robótico será testado.
Os pesquisadores estão analisando as imagens feitas pelo Curiosity para identificar alvos a serem investigados perto de onde o jipe está e na região do monte Sharp.
De acordo com um comunicado da Nasa, a chegada até as camadas de rocha sedimentar do monte Sharp, alvo principal da missão do jipe, deve consumir o primeiro ano da operação.
O objetivo principal é saber se Marte tem os ingredientes básicos da vida e condições ambientáveis favoráveis à existência de micróbios.
O jipe é duas vezes mais comprido e cinco vezes mais pesado que os anteriores Spirit e Opportunity, de 2003.
Observações feitas da órbita mostraram a possibilidade de ter existido água no planeta.
Primeira imagem colorida do jipe Curiosity tirada por sonda em órbita de Marte; o jipe é o ponto azul |
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/1137741-nasa-recebe-fotos-coloridas-do-jipe-em-marte-visto-da-orbita.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário