Corpo fica a uma distância de seu astro principal que favorece água líquida.
Um novo planeta localizado na "vizinhança" da Terra, a 42 anos-luz, poderia ter o clima e a atmosfera parecidos com os nossos e ser capaz de abrigar vida, aponta um estudo feito por astrônomos das universidades de Hertfordshire, na Inglaterra, e Goettingen, na Alemanha.
Essa "super-Terra", denominada HD 40307g, fica em um sistema de seis planetas e orbita a chamada zona habitável, distância da estrela principal onde a água, se estiver presente, pode ser encontrada em estado líquido.
Concepção artística mostra 'super-Terra' à esquerda, orbitando a estrela (mais brilhante) e outros 2 planetas do sistema. Ainda não se sabem detalhes sobre esse corpo (Foto: J. Pinfield/Universidade de Hertfordshire) |
Anteriormente, os cientistas acreditavam que esse sistema reunia apenas três planetas em volta do astro anão HD 40307, mas uma nova análise de dados permitiu detectar outros três corpos, incluindo o HD 40307g – que tem pelo menos sete vezes o tamanho da Terra, um ano de 197,8 dias e está longe de sua estrela a uma distância de 90 milhões de quilômetros. Nosso planeta, por exemplo, está a cerca de 150 milhões de quilômetros do Sol.
Segundo a equipe coordenada pelos pesquisadores Mikko Tuomi, de Hertfordshire, e Guillem Anglada-Escude, de Goettingen, assim como a Terra, o novo planeta também poderia ter um movimento de rotação sobre o próprio eixo, o que criaria um efeito de dia e noite semelhante ao nosso.
Segundo os cientistas, sistemas como esse serão alvo da próxima geração de supertelescópios, tanto espaciais quanto terrestres.
No início do ano, a sonda espacial Kepler, da Nasa, descobriu um planeta com órbita parecida com a da Terra, chamado de Kepler 22d. Só que esse corpo fica muito distante, a 600 anos anos-luz daqui.
Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/11/novo-planeta-vizinho-fica-em-regiao-que-poderia-abrigar-vida-diz-estudo.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário