Vazamento de amônia poderia afetar equipamentos da estação espacial.
A astronauta americana Sunita Williams e o japonês Akihiko Hoshide fizeram nesta quinta-feira (1º) uma caminhada espacial para fechar um vazamento de amônia em um radiador da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). A manobra não estava prevista inicialmente no programa da missão.
Sunita Williams, no centro, trabalha para consertar o vazamento de amônia na ISS (Foto: AP Photo/Nasa) |
Os especialistas saíram da ISS às 10h30 e retornaram às 18h08 (horário de Brasília), ficando um total de seis horas e 38 minutos no espaço. A tarefa, que tinha sido descrita pela Nasa como uma atividade rotineira, foi cumprida sem grandes dificuldades.
De acordo com os cálculos da Nasa, o vazamento poderia afetar o funcionamento do canal gerador de eletricidade 2B no final do ano. Esse gerador alimenta vários componentes da estação, e uma falha poderia provocar um superaquecimento nos sistemas e afetar todo o complexo espacial.
Esta é a terceira saída que Williams e Hoshide realizam durante a atual missão. Inicialmente, a ideia era fazer apenas uma manobra dessas, em agosto, para substituir um comutador de energia elétrica, mas a dupla precisou de duas caminhadas espaciais para completar a tarefa.
Durante as últimas caminhadas, Williams se tornou a mulher com mais horas de caminhadas espaciais na história do programa espacial americana. Ela comanda a Expedição 33, como é chamada a atual missão realizada na ISS.
Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/11/em-caminhada-espacial-astronautas-consertam-vazamento-na-iss.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário