Adolescentes de todo o mundo foram convidados nesta segunda-feira a desenvolver experiências que poderão ser feitas na Estação Espacial Internacional e que serão exibidas ao público no site de vídeos YouTube.
A página na internet para compartilhamento de vídeos, de propriedade do Google, e a gigante chinesa de computadores Lenovo trabalharão com as agências espaciais americana, europeia e japonesa para lançar o "laboratório do espaço" no YouTube como forma de despertar o interesse dos jovens pela ciência.
"O Google foi fundado por cientistas, por isso inspirar a próxima geração de cientistas é muito importante para nós", afirmou Zahaan Bharmal, diretor de marketing da companhia californiana de internet para Europa, África e Oriente Médio.
Bharmal foi quem teve a ideia de que os estudantes pensassem em experimentos interessantes para por em prática na microgravidade da estação orbital e, em seguida, selecionar os mais interessantes para serem executados.
"Selecionaremos os dois melhores experimentos, os colocaremos em um foguete e enviaremos à Estação Espacial", confirmou Bharmal à AFP.
"Esperamos que a difusão em tempo real no YouTube seja a maior e mais interessante aula do mundo", continuou.
O júri que escolherá as experiências incluirá o respeitado físico e cosmologista Stephen Hawking. Os projetos deverão ser inscritos nas categorias de física ou biologia.
O concurso "Laboratório do Espaço", do YouTube, está aberto a estudantes de 14 a 18 anos. O prazo para apresentação de ideias termina em 7 de dezembro e os vencedores serão anunciados em março, em Washington.
Segundo Bharmal, as experiências vencedoras serão enviadas ao espaço no ano que vem, a bordo de um foguete japonês guiado por computadores Lenovo, e exibidas ao vivo no YouTube, com o apoio da Nasa.
Os estudantes cujas ideias forem selecionadas terão que escolher como prêmio assistir ao lançamento do foguete ou visitar o centro de treinamento de cosmonautas, na Rússia.
Os seis ganhadores regionais poderão experimentar voos em gravidade zero, conhecidos como "cometas do vômito" por causa das sensações que provocam, afirmou Bharmal.
O canal "Laboratório do Espaço" no YouTube poderá se tornar uma plataforma online permanente para divulgar conteúdo relacionado com a ciência.
Mais informações sobre o concurso estão disponíveis no endereço eletrônico youtube.com/user/spacelab.
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