O comandante russo Anton Shkaplerov recebe ajuda de colegas para entrar na estação espacial internacional |
A tripulação é integrada pelos cosmonautas Anton Shkaplerov e Anatoli Ivanishin e o astronauta americano Daniel Burbank, se enganchou no porto de encaixe do módulo Poisk, que faz parte do segmento russo da ISS.
A abertura da escotilha está programada para as 5h55 e acontecerá assim que os tripulantes da Soyuz verifiquem o hermetismo e igualem a pressão da nave com a da plataforma orbital.
Os recém chegados, que permanecerão 124 dias na plataforma, serão recebidos na ISS pelos três membros da missão permanente: o comandante americano Michael Fossum, e os engenheiros de bordo Sergei Vólkov, também da Rússia, e Satosi Furukawa, do Japão.
Os novos tripulantes realizarão um total de 37 experimentos e, além disso, colocarão em órbita o minisatélite Chibis-M, que há duas semanas chegou à plataforma a bordo do cargueiro russo Progress M-13M.
O Chibis-M, com uma massa de 52 quilos, estudará as tempestades de raios, com a peculiaridade que será a primeira vez que este fenômeno meteorológico será averiguado em diferentes espectros de radiação eletromagnética de maneira simultânea.
A missão dos novos tripulantes inclui ainda os trabalhos de descarga de dois cargueiros russos Progress e também uma caminhada espacial.
A Soyuz TMA-22 foi lançada nesta segunda-feira com ajuda de um foguete Soyuz FG da base de Baikonur, no Cazaquistão.
Imagem retirada de vídeo pela Nasa durante a acoplagem da nave russa Soyuz à estação espacial internacional |
Nenhum comentário:
Postar um comentário