quarta-feira, 6 de abril de 2011

Tripulada, nave russa Gagárin parte para plataforma espacial

A Rússia lançou nesta segunda-feira a nave Soyuz TMA-21 --também chamada de Gagárin, uma homenagem ao cosmonauta que se tornou o primeiro homem a viajar ao espaço.
O lançamento com com três tripulantes a bordo aconteceu às 2h18 de Moscou (19h18 de Brasília), com a ajuda de um foguete Soyuz FG a partir da base de Baikonur, no Cazaquistão, segundo o CCVE (Centro de Controle de Voos Espaciais) russo.
Apenas nove minutos depois, a nave com os russos Aleksandr Samokutiáyev (comandante da missão) e Andrei Borisenko, e o americano Roland Garan, se separou do foguete para começar seu voo autônomo de dois dias rumo à ISS (Estação Espacial Internacional).
Nave russa levará dois dias para chegar à estação espacial; lançamento ocorreu nesta segunda
Nave russa levará dois dias para chegar à estação espacial; lançamento ocorreu nesta segunda

Os cosmonautas não têm experiência no espaço, mas o astronauta da Nasa conta com um voo orbital em seu currículo, na nave Discovery, em 2008. Os três vão permanecer na estação espacial durante 171 dias como parte da 27ª missão da ISS.
O lançamento ocorre uma semana antes do 50º aniversário do histórico voo do cosmonauta Yuri Gagárin, que deu a volta na Terra a bordo da nave Vostok, em 12 de abril de 1961.
"Há 50 anos uma só nação (a União Soviética) lançou um homem ao espaço no meio de uma corrida espacial. Hoje, os três astronautas representam os (16) países que colaboram na ISS", comentou Garan em entrevista à imprensa.
O acoplamento à plataforma da nave, que tem um retrato colorido de Gagárin desenhado com uma tinta especial, está previsto para quinta-feira.
Entre os experimentos que serão realizados se destaca o chamado Huracán, que procura prever e prevenir desastres naturais em diferentes partes da Terra, assim como estimar os danos causados por fenômenos como terremotos e tsunamis.
A nave Gagárin deveria ter sido lançada uma semana atrás, mas a operação foi adiada por causa de um problema técnico, segundo divulgou agência espacial russa em um comunicado.
Na ISS permanecem o russo Dmitri Kondrátiev, a americana Catherine Coleman e o italiano Paolo Nespoli, que estão à espera da chegada da Soyuz TMA-21.

Nenhum comentário:

Postar um comentário