Se não ocorrer nenhum imprevisto, o Curiosity estará rodando a superfície marciana por volta de agosto de 2012.
O "laboratório sobre rodas" (leia mais abaixo) tem como missão verificar se houve no planeta um ambiente capaz de abrigar vida em algum momento de seu passado.
| Veículo Curiosity vai explorar superfície de Marte; atualmente ele se encontra em laboratório da Nasa na Califórnia |
O veículo se encontra no Laboratório de Jatos de Propulsão, em Pasadena, na Califórnia, e recebe ajustes antes de ser enviado à Flórida, onde se encontra a nave que vai levá-lo ao espaço.
Leia, a seguir, detalhes do explorador Curiosity:
- O Curiosity mede 2,8 metros e é um pouco maior do que seus antecessores Spirit (encalhado em Marte), Opportunity (pousou no planeta em 2004) e Sojourner (pousou no planeta em 1997 e era do tamanho de um micro-ondas).
- A Nasa estudou quatro locais considerados mais propícios para o Curiosity pousar. A escolha final vai levar em conta a segurança do veículo e também o lugar que se acredita ter condições geológicas favoráveis para a vida.
- O Curiosity usará dez instrumentos científicos para examinar rochas, o solo e a atmosfera; terá câmeras para estudar alvos a distância e braços mecânicos para analisar objetos, além de equipamento analítico para determinar a composição marciana.
- As seis rodas do Curiosity possuem motores individuais para garantir maior mobilidade. Quatro delas --duas na frente e duas traseiras-- possibilitam uma virada de 360 graus do veículo.
- A bateria nuclear permite que o Curiosity opere durante um ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário