O adiamento foi provocado por um aquecimento de uma das unidades de energia da nave, desapontando a multidão que acompanharia a partida.
A família do presidente Barack Obama, que também estaria presente, não havia chegado a Flórida antes do cancelamento.
Nova tentativa de lançamento da Endeavour ser na próxima segunda-feira; data ainda não está confirmada |
O comentarista do lançamento, George Diller, disse que a nova tentativa será provavelmente na próxima segunda-feira. A Nasa disse que o adiamento será de 72 horas.
"Eles [a Nasa] estão tentando avaliar tudo o que será necessário fazer (...) Não sabemos ainda o que deu errado ou por que essas falhas de aquecimento ocorreram", afirmou.
O comandante da missão, o astronauta Mark Kelly, e sua equipe já estavam se encaminhando à plataforma de lançamento quando o cancelamento foi anunciado.
Ao meio-dia de hoje, a Nasa havia informado que dois dos aquecedores de uma unidade auxiliar de energia apresentavam falhas.
Os engenheiros não puderam encontrar o problema e se sentiram inseguros em dar prosseguimento aos preparativos para o lançamento das 16h47 no centro espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida (USA).
Olá, Tainá!
ResponderExcluirNão subiu e fizeram, muito bem! Tem mais... adaram comentando que: esta será a última viagem da Endeavour, pois ao fim da missão... aposentadoria!
Então, os americanos queriam que este lançamento fosse bastante visto, para ser comemorado e lembrado, só que o mesmo, diante do casamento real na Inglaterra, o evento do lançamento ficaria, astronomicamente falando, seria eclipsado por aquele. Bom, pelo sim pelo não, é desejável que a nave curta a sua "aposentadoria" em algum museu aqui em terra e não, feita em pedaços ( como já ocorreu) no espaço!
Um abraço!!!!!