| Yuri Gagarin |
O dia 12 de abril é uma data especial para o mundo: naquela data, exatamente 50 anos atrás, pela primeira vez uma pessoa deixava o nosso planeta e visitava o espaço sideral.
Ele se chamava Yuri Gagarin e nasceu na Rússia, na época em que o país se chamava União Soviética. Naquele lugar, os viajantes espaciais recebem o nome de "cosmonautas", e Yuri foi o primeiro deles. Ele tinha apenas 27 anos em 1961, quando fez sua aventura cósmica.
SORRIDENTE
Filho de camponeses, ele foi escolhido para a viagem por ser um ótimo piloto de avião e por ser muito simpático (o governo russo sabia que ele se tornaria muito famoso depois da missão e queria alguém que fosse legal com as pessoas).
Yuri passou por alguns apertos durante a viagem espacial. Ele subiu ao céu numa cápsula colocada na ponta de um foguete e foi quem viu pela primeira vez que, vista do espaço, a Terra é azul.
Ele deu uma volta inteira ao redor do nosso planeta e retornou em pouco mais de uma hora e meia. Mas, durante a descida, ele teve de saltar de sua espaçonave e chegar ao chão de paraquedas, porque o tranco era muito grande no impacto da nave com o solo.
Cinquenta anos de aventuras
Depois que Yuri retornou, os Estados Unidos, maior rival da União Soviética, decidiram que também começariam a transportar astronautas. E o maior objetivo deles seria mandar pessoas para a Lua.
| Chegada à Lua |
Caminhadas lunares
Depois de construir foguetes e espaçonaves, os americanos Neil Armstrong e Edwin "Buzz" Aldrin foram os primeiros a andar na Lua, em 20 de julho de 1969. O nome do personagem Buzz Lightyear, do filme "Toy Story", é uma homenagem a Aldrin.
Estação espacial
Os russos bem que tentaram chegar à Lua primeiro que os americanos. Mas, como não conseguiram, eles resolveram construir as primeiras estações espaciais. A mais famosa delas foi a Mir (palavra que significa "paz" em russo), colocada no espaço em 1986 e desativada em 2011.
Colaboração internacional
Nos anos 90, os Estados Unidos e a Rússia pararam de brigar e construíram a Estação Espacial Internacional. O astronauta brasileiro Marcos Cesar Pontes foi para lá em 2006.
Ônibus espacial
Depois do sucesso com seis missões à Lua, os Estados Unidos decidiram construir uma nave que voasse como foguete e voltasse à Terra como avião: era o ônibus espacial. Uma frota de veículos foi construída e rendeu mais de cem missões, desde 1981. Sua aposentadoria deve acontecer agora, em 2011.
O futuro está no planeta vermelho
Astronautas estão realizando pesquisas neste momento a bordo da Estação Espacial Internacional, com o objetivo de aprender como se faz para viver melhor fora da Terra.
Tudo isso porque espera-se que nos próximos 50 anos enviemos as primeiras missões na direção do planeta Marte.
Esse mundo fica bem mais distante daqui do que a Lua, e por isso é tão difícil ir até lá. Vale tentar, porque existe a possibilidade de encontrarmos outras formas de vida lá. Sim, extraterrestres! Mas eles não serão como nos filmes. Provavelmente, tudo que pode viver em Marte são micróbios simples.
| No futuro, turistas no espaço |
Uma coisa muito curiosa está acontecendo agora: diversas empresas estão construindo naves para levar passageiros comuns ao espaço. Ou seja, em alguns anos, será possível viajar para fora da Terra sem ser um astronauta!
O projeto mais avançado é de uma companhia chamada Virgin Galactic. Criada nos Estados Unidos, ela terá naves com capacidade para seis pessoas, além do piloto e o copiloto. O veículo já está pronto, mas ainda está na fase de testes. Espera-se que os primeiros passageiros sejam transportados ano que vem ou, no máximo, em 2013. Mas esses voos serão bem curtinhos, e as pessoas só ficarão uns 15 minutos no espaço antes de voltar à Terra.
Olá, Tainá!
ResponderExcluirÉ muito bom lembrar... como tudo começou, continuou e como ficará se o homem deixar de brigarem entre si! Eu ainda não viajei de avião, mas, 15 minutos em órbita para mim seriam fantásticos!
Um abraço!!!!!