sexta-feira, 13 de maio de 2011

Astronautas retornam à base de lançamento do Endeavour

Os seis astronautas que integram a missão do Endeavour retornam nesta quinta-feira ao centro espacial Kennedy, na Flórida (EUA). Esta será a segunda tentativa de lançamento, marcada para a próxima segunda-feira.
O primeiro voo, em 29 de abril, foi abortado quatro horas antes da decolagem devido a um problema elétrico, já sanado, em um dos geradores auxiliares de energia,
Apesar de desapontados por não presenciarem a decolagem, Obama e sua família visitaram as instalações da Nasa (agência espacial americana), conheceram o ônibus espacial Atlantis e se encontraram com toda a tripulação do Endeavour.
Segunda tentativa de voo do Endeavour será nesta segunda; a nave será aposentada depois de missão
Segunda tentativa de voo do Endeavour será na segunda; a nave será aposentada depois de missão

A missão é comandada pelo astronauta Mark Kelly, marido da deputada republicana Gabrielle Giffords, que se recupera de um atentado. Ela viajou ao centro de lançamento na Flórida, quando o primeiro voo foi cancelado, mas ainda não se sabe se vai comparecer às novas tentativas de voo.
O ônibus espacial é o mais novo em atividade --o primeiro voo ocorreu em 1992-- e substituiu o Challenger, destruído em 1986 depois da explosão durante o lançamento.
ATLANTIS
Independente do êxito no lançamento do Endeavour, a Nasa dá seguimento aos preparativos do voo do Atlantis, que marcará o encerramento do programa de ônibus espaciais norte-americano.
A nave será transportada para o centro espacial Kennedy, onde serão atachados o tanque de combustível externo e um conjunto de propulsores, mas a data ainda depende da decolagem do Endeavour.

Nenhum comentário:

Postar um comentário