"As avaliações feitas pelos engenheiros em meses recentes concluíram que existe pouca probabilidade de recuperação das comunicações com Spirit", indicou um comunicado da Nasa na quarta-feira.
A equipe dos engenheiros do JPL (Laboratório de Propulsão a Jato), da Nasa, perdeu o contato há quase 14 meses e acredita que o inverno marciano danificou os componentes internos e as conexões elétricas. No interior do aparelho as temperaturas caíam a menos de 20 graus abaixo de zero Celsius.
A última comunicação de Spirit com a Terra ocorreu em 22 de março de 2010.
Os técnicos da agência espacial achavam que a melhor oportunidade para recuperar o contato com "Spirit" ocorreria em março deste ano no solstício do hemisfério sul de Marte, mas as chamadas por rádio não receberam resposta.
"Com energia insuficiente para o funcionamento de seus aquecedores, é provável que as temperaturas no interior do aparelho explorador fossem mais baixas no ano passado que durante qualquer um de seus outros seis invernos em Marte", assinalou o comunicado da Nasa.
O Spirit deixou a Terra em junho de 2003 transportado por um foguete Delta 2, e desceu em Marte, amortecido por bolsas de ar, em janeiro de 2004.
Uma falha no pneu dianteiro da direita, em 2006, comprometeu a mobilidade do veículo e, três anos depois, fez com que ele encalhasse em uma região marciana de areia fofa.
Há dois anos, apenas o outro explorador, o Opportunity, está trabalhando na coleta de informações sobre o planeta.
Réplica do veículo explorador americano Spirit; o original já não funciona mais e será abandonado pela Nasa em solo marciano |
Nenhum comentário:
Postar um comentário