O voo, que inicialmente estava previsto para 28 de junho, teve de ser postergado para a nova data devido ao atraso no lançamento do Endeavour, provocado por uma falha elétrica.
Atualmente, o Endeavour se encontra acoplado à ISS (Estação Espacial Internacional) --os astronautas realizaram nesta sexta-feira a primeira série de manutenção no módulo, com a instalação de um sistema de comunicação wireless.
O lançamento do Atlantis será o 135º de um ônibus espacial desde o primeiro voo do Columbia, em 1981. As checagens e acertos finais serão realizados a partir de 31 de maio, quando a nave será transportada para a base de lançamento.
A ignição está programada para as 12h40 (horário de Brasília) do Centro Espacial Kennedy, próximo a Cabo Canaveral (Flórida, nos EUA), com uma tripulação de quatro astronautas.
Será a missão 33 do Atlantis, que marca o fim do programa americano de ônibus espaciais após 30 anos em atividade.
Depois da aposentadoria do Atlantis, os astronautas americanos dependerão da carona em cápsulas russas Soyuz para chegarem à ISS.
Atlantis durante aterrissagem na Flórida (EUA); nave será levada à base de lançamento em 31 de maio para últimos acertos |
Nenhum comentário:
Postar um comentário