A chegada ocorreu às 7h15 (horário de Brasília) e foi realizada de forma manual pelo comandante da nave, Mark Kelly.
A previsão da Nasa é de que, aproximadamente duas horas e 20 minutos depois da acoplagem, os astronautas abririam as escotilhas para entrar na plataforma orbital.
Além do comandante, participam da missão o piloto Greg Johnson; os especialistas Mike Fincke, Andrew Feustel, Greg Chamitoff, e o astronauta da ESA (Agência Espacial Europeia), Roberto Vittori.
Foto mostra Endeavour chegando à ISS; astronautas serão recebidos por tripulação que se encontra na estação |
Na ISS, serão recebidos, entre outros, pela americana Catherine Coleman e pelo italiano Paolo Nespoli, que fotografaram a manobra de acoplamento.
Esta é a 25ª e última missão espacial da nave, que realizou sua primeira missão em 1992. Quando retornar à Terra, em 1º de junho, será enviada a um museu de ciências em Los Angeles.
Durante quatro jornadas de trabalho dos astronautas fora do complexo ISS-Endeavour, os astronautas realizarão diversos experimentos científicos, como o estudo da física das partículas nos raios cósmicos.
Os astronautas também encherão os radiadores com amoníaco e instalarão ganchos e plataformas de suporte no braço robótico da nave.
A Endeavour, que se desprenderá da plataforma orbital em 30 de maio, foi construída depois da explosão da nave Challenger, pouco após seu lançamento em janeiro de 1986, que provocou a morte de todos os sete astronautas da missão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário