O lançamento derradeiro do ônibus espacial Endeavour foi adiado até pelo menos o fim desta semana, porque técnicos da Nasa precisam substituir um elemento do compartimento do motor que sofreu problemas.
Os seis astronautas da nave, liderados pelo comandante Mark Kelly, não perderam tempo e voltaram para sua base em Houston, no Texas.
A mulher de Kelly, deputada Gabrielle Giffords, também voltou para Houston. Ele continuará seu tratamento lá (após ser ferida por balas na cabeça há quatro meses). Giffords atraiu a atenção da mídia ao comparecer ao centro de lançamento na Flórida. Não se sabe se ela vai comparecer às novas tentativas de voo.
Os problemas técnicos impediram que a Endeavour fosse lançada na última sexta, dia 29 de abril, conforme planejado. O presidente Obama e sua família planejavam assistir à decolagem.
Um dos complicadores para a próxima tentativa é a necessidade da Nasa de lançar um satélite militar antes da Endeavour. O ônibus espacial carregará um experimento de física de partículas que custou US$ 2 bilhões e peças para a ISS (Estação Espacial Internacional).
Apesar de desapontados por não presenciarem a decolagem, Obama e sua família visitaram o Centro Espacial Kennedy, conheceram o ônibus espacial Atlantis e se encontraram com Giffords e com toda a tripulação do Endeavour. Centenas de milhares de turistas também tiveram de dar meia-volta.
O Atlantis será o último ônibus espacial a voar, no verão do hemisfério Norte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário