terça-feira, 17 de maio de 2011

Engenheiros espaciais querem lançar barco-robô em mar de Titã

O mar que existe em Titã, a maior lua de Saturno, pode ser explorado por um barco-robô no futuro.
A proposta, que vem de um grupo de engenheiros espaciais da Universidade Aberta (Reino Unido), é medir ventos e ondas da superfície de Ligeia Mare, formado por etano e metano líquidos. E, principalmente, detectar evidências de um complexo químico orgânico capaz de gerar a vida.
As baixas temperaturas, que chegam à casa dos -180ºC, representam o maior desafio da empreitada. Além de desenvolverem equipamento resistente o suficiente para suportar um clima como esse, os pesquisadores também precisam considerar o envio do barco-robô até o lago de forma cirúrgica.
O barco-robô viajaria através do Sistema Solar e, tão logo entrasse na atmosfera de Titã, seria lançado com um paraquedas a alguns metros de acima de Ligeia Mare.
O projeto, enviado à Nasa (agência espacial dos EUA), poderia estar pronto em 2016 e demandaria sete anos até a volta do barco-robô com os dados procurados.
O professor John Zarnecki, que pertence à Universidade Aberta, é um dos envolvidos na proposta do barco-robô, que ganhou o nome de Time (sigla em inglês de "Titan Mare Explorer", ou Explorador do Mar de Titã).
Zarnecki também tem em seu currículo a construção para a ESA (Agência Espacial Europeia) da sonda Huygens, que chegou a Titã em 2005.
Temperaturas em Titã, que chegam aos -180ºC, representam um dos maiores desafios no envio do barco-robô
Temperaturas em Titã, que chegam aos -180ºC, representam um dos maiores desafios no envio do barco-robô

Nenhum comentário:

Postar um comentário