terça-feira, 31 de maio de 2011

Ônibus espacial Endeavour deve pousar na Terra nesta quarta

A última viagem do ônibus espacial Endeavour está próxima do fim. Depois de passar 17 dias em missão, a nave tem pouso previsto nesta quarta-feira (1º de junho), no Centro Espacial Kennedy, na Flórida (EUA), à 1h35 (horário de Brasília).
Após ficar ancorado à ISS (sigla em inglês de Estação Espacial Internacional) desde o último dia 18, o Endeavour começou sua volta para Terra no domingo (29). Um dia antes de se desacoplar da estação, foi fotografado pelos astronautas -- a imagem mostra, ao fundo, uma vista dos limites da Terra e do espaço.
Composta por seis astronautas, a tripulação levou à estação o Espectrômetro Magnético Alfa (AMS, na sigla em inglês), um detector de partículas de US$ 2 bilhões, além de partes extras para suprir o posto avançado de órbita depois do final do programa de ônibus espaciais.
Após 25 viagens ao espaço, o Endeavour será aposentado e colocadp para exposição no Centro de Ciências da Califórnia, em Los Angeles --outras naves terão destino semelhante.
O programa americano de ônibus espaciais será encerrado, depois de 30 anos de atividade, com o lançamento do Atlantis, previsto para 8 de julho, que levará suprimentos suficientes para um ano à ISS.

Depois de passar 17 dias no espaço, Endeavour volta à Terra; nave será aposentada e irá para um museu
Depois de passar 17 dias no espaço, Endeavour volta à Terra; nave será aposentada e irá para um museu

Nenhum comentário:

Postar um comentário