quarta-feira, 20 de julho de 2011

Sonda da Nasa libera imagem de asteroide; entenda a missão

A Nasa divulgou a primeira foto em close do asteroide gigante Vesta feita pela sonda Dawn.
Na última sexta-feira (15), a Dawn se tornou a primeira sonda a orbitar um asteroide no chamado Cinturão de Asteroides, situado entre Marte e Júpiter.
A imagem mostra Vesta, com 530 quilômetros de diâmetro, em grandes detalhes como nunca antes. Telescópios na Terra já haviam fotografado o objeto, mas não com tamanho grau de precisão.
"Nós estamos começando o estudo do que indiscutivelmente é a superfície mais antiga do Sistema Solar", disse o principal pesquisador da Dawn, Christopher Russell, da Universidade da Califórnia.
Imagem mostra Vesta, um asteroide de 530 quilômetros de diâmetro, em grandes detalhes, como nunca visto
Imagem mostra Vesta, um asteroide de 530 quilômetros de diâmetro, em grandes detalhes, como nunca visto

Os asteroides são como uma máquina do tempo para os cientistas. Ao contrário de planetas e estrelas, eles se encontram praticamente da mesma maneira como estavam bilhões de anos atrás, no momento de formação do nosso Sistema Solar.
Acredita-se que boa parte dos meteoritos que chegam à Terra são originários de Vesta, o que torna seu estudo ainda mais importante.
De acordo com a agência espacial americana, a missão também ajudará a brir caminho para futuras viagens espaciais tripuladas.
A sonda tambémconseguiu outra marca inédita. Após viajar quase quatro anos e cerca de 2,8 bilhões de quilômetros, a Dawn também completou a maior aceleração já atingida por uma nave, graças ao seu sistema propulsour de íons, considerado o mais avançado e eficiente sistema de propulsão no espaço.
A Dawn mudou conseguiu aumentar sua velocidade em nada menos que 6,7 quilômetros por segundo. Após orbitar Vesta, a nave vai se dirigir ao planeta-anão Ceres.


Nenhum comentário:

Postar um comentário