Após o pouso sem problemas na Flórida, a tripulação do Atlantis, último ônibus espacial a voar antes da aposentadoria da frota das naves americanas, prepara-se para deixar a nave.
Técnicos da Nasa estão preparando o Atlantis para ser levado ao seu hangar. A escotilha lateral da nave já está aberta, e o grupo de pouso está trabalhando com os astronautas para acertar o desembarque.
A nave agora irá para um museu, o do Complexo de Visitantes do Centro Espacial Kennedy, perto da própria pista da pouso. Destino parecido terão os demais ônibus espaciais sobreviventes da frota original. O Discovery irá para a Instituição Smithsonian em Chantilly, na Virgínia, enquanto o Endeavour terá como novo lar o Centro de Ciência da Califórnia, em Los Angeles.
Os EUA ficarão sem acesso próprio ao espaço até, no mínimo, a metade desta década, quando naves construídas pela iniciativa privada deverão entrar em operação. Por enquanto, astronautas americanos precisarão de caronas nas naves russas Soyuz para acessar a órbita baixa da Terra e participar da tripulação da ISS (Estação Espacial Internacional).
Nenhum comentário:
Postar um comentário